Dia a dia

Ciência revela melhor posição para dormir



Tá ruim de dormir? Você fica revirando de um lado para o outro em busca da melhor posição? Não consegue ficar confortável?

 

Quando isto estiver acontecendo com você, lembre-se: Os especialistas descobriram a melhor posição para dormir é a de lado. Mas qual lado e por quê?

 

Dormir de bruços geralmente dificulta a respiração, de barriga para cima o peso fica todo em cima das costas e pode causar desconforto. Já quem dorme de lado descansa melhor e nosso organismo funciona muito melhor durante o sono.

 

Mas entre os dois lados existe um que é ainda melhor para a saúde. De acordo com a ciência, é melhor dormirmos sobre o lado esquerdo do corpo. Entenda a seguir.

 

1. É bom para o cérebro

Um estudo realizado nas Universidades de Stony Brook e de Rochester, nos Estados Unidos, garante que o lado esquerdo favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos.

 

Essa função é muito importante para o nosso organismo, porque ajuda a manter constante o volume e a pressão sanguínea, assim como o melhor funcionamento do sistema imunológico.

 

2. Melhora a circulação sanguínea

Como o nosso coração fica mais voltado para o lado esquerdo do corpo. Dormir dessa forma mantém livre a artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo.

 

Ao mesmo tempo, a veia cava inferior também permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão. Então, o sangue retorna com mais facilmente de outras partes do corpo até o coração, explicou o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos.

 

3. Facilita a digestão

O estômago e os intestinos estão inclinados à esquerda. Então, se deitar deste lado faz os alimentos passem por esses órgãos mais mais facilidade.

 

4. Alivia o peso sobre a coluna vertebral

Quando você fica deitado de lado, a coluna fica mais alinhada do que quando você se deita de costas ou de bruços. Além disso, evita-se que todo o peso do corpo recaia sobre as costas e, como já foi dito, evita pressão sobre importantes vias sanguíneas.

 

Dormir virado para o lado esquerdo é altamente recomendável. Mais ainda se sua cama for Umaflex, que possui uma espuma de fabricação própria. A Umaflex distribui camas e estofados feitos com matéria prima de alta qualidade e equipamentos de última geração para todo o Brasil. Procure em sua loja de móveis por produtos Umaflex.