Dia a dia

A Vontade de Ficar Mais na Cama no Inverno Não é só Preguiça



Sabemos que dormir faz bem e é extremamente importante em nossa vida. Geralmente a nossa vontade de ficar mais tempo na cama e dormir mais aumenta muito quando o tempo esfria. No entanto, pesquisas do Laboratório do Sono da UNINOVE, apontam que esse comportamento é mais do que simples preguiça. Querer ficar mais tempo na cama é mais uma das adaptações do nosso corpo para as mudanças climáticas.

 

O corpo precisa de mais tempo de sono no inverno?

No inverno o metabolismo fica menos acelerado, ficamos mais quietos, estamos sempre nos aquecendo e buscamos lugares protegidos. Inclusive, no inverno os dias são mais curtos e as noites são mais longas, o que gera mais de sono. A verdade é que nosso corpo não precisa de mais horas de sono, a necessidade não aumenta. O ambiente e o clima do inverno é que fazem com que ficar na cama seja mais confortável e prazeroso.

 

Dormir de mais faz mal?

Mesmo no inverno, ninguém dorme mais do que é necessário. Os recém-nascidos por exemplo, precisam dormir mais, aproximadamente 16 horas e conforme a idade vai passando a necessidade vai diminuindo. Os adolescentes precisam de, pelo menos, dez horas de sono e os adultos jovens uma média de oito horas.

 

Vale lembrar que existem algumas pessoas que possuem diferentes relações com o sono e que podem ter necessidades diferentes. Para alguns, 4 a 6 horas é suficiente, outros precisam de mais horas, por volta de 10 a 12. Normalmente podemos encontrar nossa média ideal conforme o seu dia a dia e a organização do nosso trabalho.

Então, a pessoa pode ficar um pouco mais lenta e cansada, se o sono não tenha sido de boa qualidade.

 

O que realmente importa para dormir no inverno

Quando você dorme bem, fica mais descansado para enfrentar o dia, por mais desgastante que ele seja. Agora, não ache que a eficiência tem a ver com a quantidade de horas dormidas.

Ficar na cama por horas rolando não significa um despertar bem, seja no frio ou no calor. Só acordamos bem e descansados quando dormimos na fase REM do sono, onde temos o sono mais profundo, sem interferências.

 

O sono é necessário para o perfeito funcionamento dos sistemas fisiológicos de nosso organismo, principalmente o sistema nervoso. O sistema hormonal é beneficiado, porque o sono profundo coincide com a síntese várias enzimas e hormônios.

 

A qualidade importa muito mais que o número de horas dormindo. Uma cama de qualidade é item essencial para garantir uma noite de sono profundo e sem interrupções. Por isso, os colchões Umaflex são produzidos com materiais de última geração e com espuma de alto padrão, desenvolvida pela própria Umaflex, o que garante o maior conforto que você merece nesse inverno.